Projeto NaTerra - Água
A ÁGUA tem uma importância fundamental para a manutenção da vida no planeta e, portanto, discutir a relevância do conhecimento sobre a água nas suas diversas dimensões é falar sobre a sobrevivência da espécie humana, a conservação e o equilíbrio da biodiversidade e as relações de interdependência entre os seres vivos e os ambientes naturais.
Assim, os brinquedos aquáticos estimulam a apreciação pela natureza, bem como a simetria e o equilíbrio.
Esses jogos que se relacionam com o elemento água geralmente envolvem fluidez e leveza, superação de obstáculos, e visam reduzir a rigidez e os traumas que permanecem no corpo - as repreensões de uma educação rígida, muito lógica e mental: " é a fluidez de transitar pelo conhecimento e aprendizagem com liberdade " (Piorski).
Nesse sentido, além de nadar em piscinas, praias, mares, rios, lagos, as atividades que poderemos propor também podem incluir brincar com materiais macios e pegajosos, moldar argila, deslizar na lama ou até mesmo passar cola nas mãos e retirá-la depois de seca.
Como um espaço que acredita na pedagogia da Escola da Floresta, consideramos de extrema importância que as crianças aprendam desde cedo alguma coisa sobre as propriedades da água: aprendam a brincar com ela mas também percebam que ela não deve ser desperdiçada devido à sua importância na Natureza.
Por isso, desde a nossa cozinha de lama até às caminhadas perto de pequenos riachos, incentivamos as crianças a explorar e observar a vida que a água sustenta e preserva.
...é a fluidez da transição através do conhecimento com liberdade
Piorski