top of page

Projeto NaTerra - Terra

É na terra que as florestas estão presentes e, como o projeto Naterra tem uma forte componente que se baseia na abordagem da Escola da Floresta, este é um dos elementos naturais mais importantes para nós.

É na Terra que vivemos, que as árvores crescem e é na Terra que as crianças vão andar com os pés bem assentes no chão, vão correr, brincar, subir às árvores e é lá que vão descobrir ecossistemas, fauna, flora, aventuras e amizades.

 

A TERRA, misturada com outros elementos, pode permitir a criação de excelentes brinquedos e jogos para o desenvolvimento motor fino e grosso na criança.

 

Os brinquedos terrenos são aqueles do universo, do lar, da família, aqueles que imitam a vida cultural, aqueles que têm contato com a matéria e aqueles que têm os pés no chão, aqueles que sugerem raízes sociais.

 

Quando brincamos, ou nos enterramos na areia, moldamos objetos com barro e investigamos o que existe dentro das coisas, como a anatomia dos animais ou o que se encontra dentro de uma determinada concha…, esses, são os brinquedos da terra.

 

Neste contexto, brincar ao faz de conta numa casinha, imitar um carro, fazer comida, simular experiências de vida…, são tudo brincadeiras que fazem parte do elemento TERRA. Construir, serrar, pregar e outros jogos que têm impacto também são considerados jogos da terra.

 

A terra ensina-nos mais sobre nós mesmos do que todos os livros. Porque ela resiste-nos.

Antoine de Saint-Exupéry

Atividades Naterra
Atividades Naterra
Atividades Naterra
Atividades Naterra
bottom of page