top of page

Forest School

 

Definição

 

A escola da floresta é uma abordagem pedagógica que valoriza os espaços naturais para a aprendizagem de habilidades técnicas, sociais e pessoais.


Na escola da floresta e praia, bosques, florestas, praias, rios, lagos e ribeiras são utilizados como recursos para apoiar as crianças na construção da sua independência e autoestima (enfrentando desafios sucessivos que também podemos chamar de “risco - controlado” ou “risco - consciente”).

 

Dessa forma, a criança aprende a superar alguns dos seus medos, lidando com eles e construindo a sua própria zona de conforto, onde se sente segura e tranquila.

 

Além disso, neste ambiente, as crianças também têm a oportunidade de se desenvolver em 3 grandes áreas: a área ligada ao desenvolvimento socio-afetivo com a gestão das emoções e das relações com os outros, a área da expressão (expressão artística, oral e escrita, matemática, música, linguagem corporal) e a área do conhecimento do mundo (área das ciências naturais, aprendendo sobre a fauna e flora locais e um pouco sobre o que nos rodeia).

 

O trabalho em equipa também é amplamente desenvolvido nesse ambiente porque, ao se depararem com certos desafios, as crianças devem se unir para resolvê-los.

 

Num contexto natural, a Escola da Floresta e Praia leva-nos a pensar sobre essa conexão profunda e significativa entre o Ser e o que o rodeia, ensinando-nos a entender essa realidade para que nos possamos adaptar e aprender qual a forma de melhor nos integrarmos nela.

A natureza é, sem dúvida, a ponte mais bonita neste caminho de aprendizagem - Naterra

 

Um conceito nascido na Escandinávia

 

 

Como é sabido, o sistema educativo dos países nórdicos é excelente, e não é por acaso que em meados da década de 1950 a escola da floresta surgiu na Dinamarca e, logo depois, na Suécia. Na Dinamarca, tornou-se parte do currículo educativo da escola pré-primária no que eles chamam de småbørnspædagogik ou educação infantil.

 

Embora a década de 1950 tenha sido a data de nascimento da escola da floresta, é importante destacar que o conceito e seus fundamentos são anteriores a 1800, quando vários livros e comunidades já praticavam os fundamentos desse conceito. Também é fácil perceber influências diretas do modelo Waldorf-Steiner, que já estava em prática nesses países.

 

Observou-se que as crianças que frequentavam escolas da floresta, na maioria dos casos, chegavam à escola tradicional com fortes habilidades sociais, facilidade para trabalhar em grupo, boa autoestima e confiança nas suas capacidades.

 

O que é qualidade na Forest School?

 

Existem 6 princípios-chave que moldam a metodologia da escola da floresta:

 

  1. Forest School é um processo de longo prazo de sessões regulares e não apenas uma sessão. O ciclo de planeamento, observação, adaptação e revisão está presente e acompanha todas as sessões.

  2. A Escola na Floresta acontece numa floresta ou em qualquer área arborizada ou natural que promova o desenvolvimento de um relacionamento duradouro entre as crianças e o mundo natural.

  3. A Forest School utiliza uma série de processos centrados na criança para criar uma comunidade para Ser, Desenvolver e Aprender

  4. A Forest School tende a promover o desenvolvimento holístico em todos os envolvidos, promovendo resiliência, confiança, independência e criatividade.

  5. A Escola da Floresta oferece às crianças a oportunidade de correr riscos calculados, adequados ao meio ambiente e a si mesmas

  6. As atividades da Escola da Floresta devem ser lideradas por Líderes Forest School qualificados para o efeito e que mantenham e desenvolvam continuamente a sua prática profissional.

 

Somente depois de vermos os 6 princípios é que podemos realmente ver os valores da Forest School.

  • As crianças não são todas iguais: elas são seres únicos de igual “valor”humano.

  • SER Capaz de parar e explorar/descobrir

  • SER Capaz de experimentar riscos e desafios apropriados

  • SER Capaz de escolher, iniciar e direcionar a sua própria aprendizagem e desenvolvimento

  • SER Capaz de experimentar sucessos regulares

  • SER Capaz de desenvolver relacionamentos positivos consigo mesmo e com os outros

  • SER Capaz de desenvolver um relacionamento forte e positivo com o mundo natural

bottom of page